ESCOLA EST. FAUSTO CARDOSO
TEMA:

Uma Viagem pela Escola Estadual “Fausto Cardoso”

Equipe Diretiva:

Maria do Carmo Santos Ribeiro

Raimunda Andrade Valadares

Equipe Pedagógica

Maria Jussara Oliveira Santos

Professores colaboradores: Ana Lúcia Carvalho Matos, Ana Virgínia S. da Cunha, Célia Guimarães Moraes, Daniele Santana Batista, Evany de Carvalho Andrade, Geovana Oliveira Gomes, Antonio Carlos de Santana, Íris Daiane de Santana Carvalho, Josefa Tânia de Jesus Soares, Josinéia Ribeiro de Santana, Lindinalva do Rosario Dias Menezes, Maria dos Santos de Carvalho, Marluce Nunes de Souza Barreto, Neilson Alves, Robson Ferreira de Santana, Sérgio Santos de Jesus, Carina Aparecida Santos, Tarcisio Batista Santos.

INTRODUÇÃO

O presente projeto será desenvolvido na Escola Estadual Fausto Cardoso no mês de setembro tendo como objetivos resgatar a história da escola. Preenchendo lacunas na História da cidade. Ajudando não só no resgate da cultura local, mas de toda a sociedade. Visando isso resolvemos utilizar a história oral como um dos instrumentos de pesquisa. Enfim, esse trabalho foi organizado em duas partes. Na primeira fizemos entrevistas com a população local, ex funcionários e ex alunos da escola. Recolhemos fotos antigas, analisamos documentos. Na segunda parte foi montado um desfile cívico onde contava a história da escola e por ultimo a exposição de todo o material desde as fotos dos antigos gestores ate documentos antigos.

OBJETIVOS

Geral

Identificar a importância da Escola Estadual Fausto Cardoso para a população simaodiense

.Específicos

Mostrar a formação educacional do Grupo Escolar Fausto Cardoso.

Descrever a trajetória dos professores e alunos que fizeram parte da História dessa instituição.

Preencher lacunas na História de Simão Dias e do Grupo Escolar Fausto Cardoso.

JUSTIFICATIVA

A Escola Estadual Fausto Cardoso está completando 85 anos de fundação. Por volta de 1925 quando a construção ocorreu, essa instituição era a única da cidade de Anápolis. Os alunos que ali estudava eram considerados da elite. Sendo que em relatos ditos por dona Olda, ex professora da escola não era bem assim que as coisas aconteciam. Em analises de documentos pude perceber que os pais daqueles que estudavam ali tinhas profissões variadas desde ferreiro a medico. Isso prova que a escola não era da burguesia. Muito dos filhos que nela estudou tornou destaque na sociedade. Como médicos, advogados, professores e até elevados cargos políticos como prefeitos, governador, senador e ex governador.

METODOLOGIA

Como fonte de pesquisa foi utilizada a oralidade. Os depoimentos da população iram ajudar no resgate das imagens registradas na memória daqueles que fizeram parte da história do Grupo Escolar Fausto Cardoso. Tendo os depoimentos de dona Olda Dantas e dona Iolanda Montalvão. E algumas fotos antigas que ajudaram no processo de comprovação do que foi dito pela população local. Por ultimo fontes manuscritas que ajudaram a encontrar informações dos primeiros anos do Grupo Escolar, com base nos relatórios será possível analisar as condições que o prédio encontrava na época e como era o ensino. Ainda em analise dos manuscritos podemos encontrar ficha de matricula, onde ajudaram a analisar o perfil do estudante em 1948 e 1959. Bem como o uso da rádio escola e o LTE , para a confecção e produção de: Slide e roteiro radiofônico.

AÇÕES

1.Elaboração e produção de slide (pelos professores articuladores do LTE);

2.Produção de roteiro radiofônico (pelos professores articuladores do LTE);

3. Confecção de painéis e cartazes ( professores e alunos);

4. Montagem de murais;

5. Exposição de livros, documentos, etc.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA

1-manuscrita

Registro de matricula, dos períodos de 1956, 1957, 1958, 1959, 1960. Secretaria da escola Estadual Fausto Cardoso.

Relatório do movimento escolar do Grupo Fausto Cardoso, de 21 de junho de 1928.

2- Iconográfica-foto e vídeo

Foto da escola cedida por Olga Dantas de 1941.

3- Acervo Visual existente na escola.