ESCOLA EST. FAUSTO CARDOSO
Seed inicia as aulas do Pré-universitário
Publicada em 05/04/2010 12:30h
810 acessos

As aulas nos 35 polos do curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciaram às 9h, desta segunda-feira, 5. Os 5.500 alunos espalhados pela capital e interior já começaram a se preparar para as edições 2011 dos vestibulares de Sergipe, em especial o da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), professora Maria Zelita Brito, afirmou que o Governo de Sergipe não está medindo esforços para recuperar o prestígio e a importância da escola pública do estado. Ela destacou que o Pré-Universitário é um programa que possibilita melhores condições de acesso ao ensino superior para os alunos da rede pública estadual.

Novo Polo

Para atender a uma reivindicação de alunos do Pré-Universitário, a Secretaria de Estado da Educação instalou um polo na Rua Boquim nº 547, centro da capital. Denominado como Polo Tobias Barreto, este é o primeiro de todo o estado a oferecer o turno da manhã. Foram abertas 300 vagas, sendo 150 pela manhã e 150 pela tarde.

Até o ano de 2009 eram 34 polos. Desses, apenas o Polo Severino Uchoa, em Aracaju, e o de Itabaiana, no interior do estado, ofereciam o turno da tarde, além do turno da noite. Em todos os demais, as aulas acontecem apenas no período da noite.

Oportunidade

O comerciário Márcio dos Santos, de 24 anos, é um dos alunos do novo polo. Para ele, a iniciativa da Seed trouxe a oportunidade de que precisava para dar continuidade aos estudos. "Trabalho em uma loja do shopping das 14h30 às 22h30. Sem esse turno não teria como me preparar para o vestibular da UFS", disse o pré-universitário.

Os alunos Efraim Luís e Roziane Batista também foram beneficiados com a implantação do turno da manhã do curso Pré-Universitário gratuito da Seed. Eles trabalham em supermercados da capital, das 14h às 23h.

"Já fui aluno do Polo do Dom Luciano no turno da noite, mas tive que abandonar as aulas por conta do meu horário de trabalho numa rede de supermercados", explicou Efraim.

Para a professora de História, Jeane dos Santos, este novo Polo, por estar oferecendo opções de turno e estar localizado numa área de fácil acesso, vai possibilitar que os alunos trabalhadores deem continuidade aos seus estudos.

"Agora eles podem optar pelo horário dos estudos e lutar para conquistar uma vaga nos cursos superiores oferecidos pelas faculdades e universidades", ressaltou a técnica do Dase, professora Gabriela Zelice, coordenadora pedagógica do Pré-Universitário. Ainda no Polo Tobias Barreto, na Rua Boquim, funciona a coordenação geral do cursinho.

Aula inaugural

Assim como em anos anteriores, a Seed programou para as 19h do próximo dia 13 de abril, no Teatro Tobias Barreto, a aula inaugural com a participação de cerca de 2 mil alunos do pré-universitário. Esta aula será conduzida pelo secretário da Educação, professor José Fernandes de Lima, e terá como palestrantes o reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, e os professores doutores Alfredo Boulos, da Universidade de São Paulo (USP), e Frank Marcos, também da UFS. Na ocasião será debatido o tema "África e Brasil: Outras Imagens".

0 Responses

Postar um comentário