ESCOLA EST. FAUSTO CARDOSO

Educação entrega kit de mídia da TV Escola a representantes de secretarias municipais de educação Publicada em 25/05/2010 12:10h

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) entregou na manhã desta terça-feira, 25, um kit de mídias da TV Escola a cada representante das secretarias municipais de educação de Laranjeiras, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga d´Ajuda, Santo Amaro das Brotas, Riachuelo, Barra dos Coqueiros e Santa Rosa de Lima, municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação (DRE 8). O ato de entrega aconteceu no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP).

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE 8), que coordenou a distribuição dos kits, está promovendo uma formação continuada aos docentes para o uso adequado do material em sala de aula. "A capacitação que está iniciando hoje será oferecida de forma continuada e irá transcorrer durante todo o funcionamento da TV Escola no ambiente escolar", garantiu o professor Wlademyr Alves, coordenador do NTE 8.

Possibilidades

De acordo com a coordenadora do TV Escola pela DRE 8, professora Denise Martins, o kit de mídias irá auxiliar bastante os professores nas escolas. "O professor terá um leque de possibilidades para trabalhar conteúdos e temas atuais com seus alunos. Esse material será útil em reuniões com a comunidade em que a escola está inserida, pois trata de assuntos de cunho social, como saúde preventiva, combate ao uso de drogas, questões ambientais, dentre outras questões de grande relevância", esclareceu a professora.

Por isso, a secretária adjunta de Educação de Riachuelo, professora Maria Lidiane dos Santos, acha importante a participação dos educadores nessa capacitação promovida pela SEED. "Essa formação auxilia muito ao educador em trabalhar os diversos conteúdos das mídias da TV Escola em sala de aula. As novas tecnologias já estão presentes em nosso cotidiano e precisam estar presentes na escola para auxiliar no processo ensino-aprendizagem", concluiu a secretária.

O professor Luiz Prado, assessor da secretaria de educação de Itaporanga d´Ajuda, também acha fundamental inserir as novas tecnologias na escola. "É um linguagem nova que se torna indispensável hoje para o professor interagir melhor com o seu aluno", declarou Luiz Prado.

Essa é também a opinião da diretora pedagógica do Departamento de Educação de Laranjeiras, professora Eliane Benevides. "Munido desses vídeos, o professor pode trabalhar com os alunos a linguagem audiovisual, ajudando muito na interpretação de textos e proporcionando ao aluno conhecer outras formas de expressão", concluiu Eliane.