ESCOLA EST. FAUSTO CARDOSO
Secretários visitam escola que está fazendo a inscrição do processo seletivo para professores.

Os secretários de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, e da Administração, Jorge Alberto, estiveram na manhã desta terça-feira, 11, no Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite. Eles foram conferir de perto o andamento do primeiro dia de inscrição do processo seletivo simplificado para a contração temporária de 1.849 professores para as escolas da rede estadual de ensino. As inscrições prosseguem até o dia 13 de maio.

Foram abertas vagas para as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Inglês, Espanhol, Educação Física, Arte, Filosofia, Informática, Sociologia, disciplinas pedagógicas, além das várias disciplinas específicas para os cursos profissionalizantes.

O professor José Fernandes de Lima pôde perceber que tudo está correndo dentro da normalidade. "Está tudo muito bem organizado. Os professores estão bem acomodados enquanto aguardam o momento da inscrição. A partir da próxima semana os currículos já começam a ser analisados, e acredito que até o final deste mês já se iniciem as contratações. Asseguro que as escolas estaduais estão adequando o seu calendário para receber os novos professores sem comprometimento ao ano letivo", afirmou o professor Lima.

O secretário de Administração, Jorge Alberto, também comentou sobre o processo seletivo. "Essa seleção prova que Sergipe está vivenciando um novo momento. O governo do Estado está fazendo um processo seletivo de forma transparente, organizado e dentro das normas legais. Isso é uma maneira de valorizar o professor e proporcionar ao aluno um profissional capacitado e atuante dentro de sua área de formação", esclareceu Jorge Alberto.

Eficiência

O professor Álvaro Bezerra, coordenador de inscrição do polo do Colégio Gonçalo Rollemberg Leite, espera até o final do dia fazer mais de mil inscrições. "Está tudo correndo dentro da normalidade. Os candidatos estão elogiando a forma ágil e eficiente de como estão sendo conduzidos os trabalhos", informou o professor Álvaro.

Quem confirma as palavras do coordenador é o professor Michel Lima, inscrito para lecionar educação física. "Essa forma de contrato é mais segura, pois sabemos que fomos contratados por méritos próprios e não por indicação de terceiros", disse o professor.

Caroline Evangelista é formada em Educação Artística e garante que essa seleção respeita a área de atuação de cada educador. "A disciplina educação artística foi por muitas vezes lecionada por professores de outras áreas. Agora percebo que o governo do estado está valorizando o professor e a sua formação pedagógica", disse a professora.

Essa é também a opinião do professor Márcio Rogério Brandão. Ele é formado em filosofia e ficou satisfeito com as vagas que a Secretaria de Estado da Educação abriu para essa disciplina. "A filosofia é fundamental para a formação do cidadão e não serve apenas para encher currículo. Por isso é importante que um professor com essa formação possa atuar em sala de aula", concluiu.

Locais de inscrição

Na capital, as inscrições serão realizadas nos colégios José Figueiredo Barreto, Brasília, Dom Luciano Cabral Duarte e Gonçalo Rollemberg. No caso dessas duas últimas unidades escolares, abrigarão as inscrições da DRE 8, que abrange os municípios da grande Aracaju, no horário das 8h às 16h.

No interior, as inscrições serão realizadas nas cidades sedes das Diretorias Regionais de Educação, também no horário das 8h às 16h. Para os cargos de Professor de Educação Básica I (nível I) e de Professor de Educação Básica II (nível II) da Área de Música, as inscrições serão efetuadas no Conservatório de Música de Sergipe, no período de 11 a 13 de maio no horário das 8h às 11h30 e de 13h30 às 17h30. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar documentos e currículo.