ESCOLA EST. FAUSTO CARDOSO

Professores da Barra dos Coqueiros passam por treinamento do programa um Computador Por Aluno

Durante toda esta semana, professores das redes municipal e estadual de ensino do município de Barra dos Coqueiros estão passando por um treinamento para o programa Um Computador Por Aluno (UCA). A capacitação está sendo realizada no Colégio Estadual Carlos Firpo, no modo presencial. Segundo o coordenador geral do programa, o diretor da Assessoria de Tecnologia da Informação (Astin/Seed) Everton Siqueira, a partir da próxima semana o treinamento será à distância, pelo ambiente e-proinfo.

A capacitação está sendo promovida pelo MEC, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), e dará suporte aos professores para que possam utilizar os notebooks em sala de aula. "Essa será uma mudança muito grande de paradigma na educação e na metodologia de aula, visando a inclusão digital. Vai ser um grande sucesso", disse Everton Siqueira.

De acordo com o instrutor Luiz Henrique Longhi Rossi, o treinamento visa introduzir os conceitos básicos de como funcionam esses computadores. "É de fundamental importância, pois tem muita gente que ainda não tem familiaridade com essa tecnologia", afirmou.

Inclusão digital

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, fez uma visita ao local na manhã desta terça-feira, 16, e conversou com os participantes do treinamento. "Vamos ter muito trabalho, mas será um grande desafio. O governo não vai se limitar a colocar internet apenas nas escolas. Vão colocar em todo o município da Barra dos Coqueiros", disse o professor Lima, explicando que serão instaladas antenas em diversos pontos da cidade.

Os professores que estão participando da capacitação destacaram a necessidade desse tipo de iniciativa para a inclusão digital dos alunos. "Vamos inserir os alunos nas tecnologias, buscando aliar o conteúdo das aulas aos interesses deles", disse a professora Aline Borba, do Colégio Estadual Carlos Firpo.

"Esse será um grande saldo de qualidade que a escola vai passar a ter. É um programa único que temos para colocar os nossos alunos em igualdade com os demais", afirmou o professor Alexandre Lobato. Quem também elogiou o projeto foi a professora Madalena Rezende, da Escola Estadual Professor José Franklin. "Nossos alunos são muito carentes. E com esse programa, além da parte pedagógica, eles terão acesso a outras coisas que a internet pode oferecer", disse.

UCA

O programa Um Computador por Aluno (UCA), criado pelo Governo Federal, tem como objetivo promover a inclusão digital de professores e alunos em cerca de 300 escolas em todo o país. Em Sergipe, o processo de implantação se dará no município de Barra dos Coqueiros, contemplado com cerca de quatro mil computadores.

O equipamento desenvolvido para o programa é um computador portátil desenhado a partir de padrões estabelecidos pelo Imetro. Com a realização de uma licitação nacional, o modelo apresentado foi o vencedor e virá adaptado com sistemas de segurança que impedem o funcionamento do equipamento após um determinado prazo sem a conexão com a rede física da escola, além de um bloqueio do sistema operacional para acesso a páginas de conteúdo inadequado à proposta educacional.

0 Responses

Postar um comentário